top of page

Depilação

Há séculos as pessoas em diversas sociedades procuram eliminar o excesso de pelos para fins estéticos e para higiene pessoal.



> Existem hoje uma série de processos depilatórios que diferem em grau de praticidade e eficiência. Conheça agora mesmo esses métodos.




Cera

Uma das mais conhecidas técnicas de depilação, que consiste em grudar uma cera especial na pele e puxar, retirando, assim, os pelos. O resultado do procedimento pode durar de três a quatro semanas dependendo do tipo de pelo, pele, e região do corpo onde foi aplicada a técnica.


No mercado atual temos vários tipos de cera sendo elas: cera quente, cera fria, cera hidrossolúvel e roll-on. A cera quente é destinada a pelos mais grossos e curtos pois o calor dilata os poros provocando menos dor facilitando a extração. A cera fria é aplicada sob a pele quando esta a temperatura ambiente sendo mais indicada para áreas sensíveis como axilas e virilha. A cera roll-on utiliza um refil de cera em um aparelho aquecedor e lenços de fibras natural para remover os pelos junto ao produto, esse método é aplicado sob a pele com a temperatura morna, este sistema é muito usado nas pernas e braços. E por fim, a cera hidrossolúvel é 100% natural, não possui ingredientes de origem animal e os resíduos são removidos com água, ela é indicada para pessoas com pele sensível, com pelos mais finos e espaçados.


Creme depilatório

Consiste num creme com composições químicas que deixa o pelo "mole", ficando, assim, fácil a retirada. Esse método não é profissional, mas muito utilizado pelas pessoas que aboliram a lamina e preferem ou não tem condições de fazer com uma depiladora.

Deve-se, antes, fazer um teste em uma pequena área para saber se sua pele é sensível ao produto. A não ser que sua pele seja extremamente sensível ou tenha alergia a algum componente do produto, este é o único método em que não há irritação na pele. Apesar de não haver irritação, este é o pior método de depilação, pois os pelos não são tirados da raiz e, sendo assim, crescem bem mais depressa que os outros métodos e não diminuem os pelos. É o único método em que não há dor na retirada dos pelos.


Depilador elétrico

Consiste em retirar os pelos em um aparelho que é formado por diversas pinças metálicas. Ele retira os pelos pela raiz e é tão eficaz quanto a cera quente ou a fria. Não irrita tanto a pele como a cera, porém, dói muito.


Depilação com linha ou técnica egípcia


Utiliza-se o auxilio de linha algodão 100% para realizar o procedimento de depilação. Esse fio é torcido e enrolado com as duas mãos, mas precisamente no dedo indicador e no polegar, a linha é pressionada na pele e são executados os movimentos com os dedos como se fosse uma tesoura.


Depilação com lâmina

Trata-se de um método simples que pode ser usado em qualquer parte do corpo. A lâmina corta a haste do pelo transversalmente, rente a pele causando a impressão de que os pelos crescem mais grossos. O resultado não dura mais que dois dias ou três dias e geralmente o crescimento do pelo é desconfortável por estar com a ponta aguda.


Fotodepilação

A LASER só será eficaz quando o laser alcançar a porção do bulbo a uma determinada potencia e produzir uma temperatura media de 60°C. Nesta temperatura no nível bulbar, haverá a fototermólise seletiva¹ com destruição completa do pelo. Com a fototermólise, há uma grande produção de calor que, além de destruir o bulbo piloso, pode também destruir a melanina na epiderme, alterando assim outras células, dando como resultado efeitos secundários indesejados (hiperpigmentação, queimadura, crostas, cicatrizes, etc). Por esta razão, o paciente ideal é aquele que apresenta pele clara e pelo escuro.

Tipos de laser para depilação: Softlight Laser, Rubi laser, Alexandrite laser, Diodo laser, Neodimio-ya laser, IPL-luz intensa pulsada.


A LUZ INTENSA PULSADA é um aparelho multiespectral que consiste na aplicação de uma fonte de energia intensa - flash - sobre dada estrutura-alvo com a finalidade de gerar calor em seus tecidos ou células, obtendo uma microlesão localizada e controlada por meio da desnaturação, por efeito térmico de moléculas selecionadas de acordo com a resposta biológica a um determinado comprimento de onda da IPL (fototermólise seletiva).


Técnicas de Depilação

  • Método espanhol (aplica-se a cera e puxa com ela mesma sem o auxilio de papel);

  • Roll-on (aplica-se sob a pele e precisa do auxilio do papel).


Locais de Depilação


Muitas designers utilizam a cera para fazer a remoção dos pelos na sobrancelhas, também tem a depilação de buço e a facial completa sendo, nesse caso, mais indicado a técnica espanhol.

Para braços e pernas ambas as técnicas são indicadas, o que vai determina a escolha é se a cliente tem pele sensível e como esta o pelo.

Depilação de virilha apenas a técnica espanhol pode ser utilizada.

A depilação de barriga, costas e peitoral (tórax) pode ser feita com ambas as técnicas.

A depilação de axila também pode ser utilizada as duas técnicas.


A importância do pré e pós depilação

Muitos profissionais esquecem ou não dão o credito necessário no tratamento de pré e pós depilação e é por isso que muitos clientes acabam tendo episódios de foliculite e pelos encravados. A assepsia evita contaminações por bactérias no local a ser depilado por isso a importância de fazer uma higienização local e também das mãos do cliente - ao finalizar o cliente sempre toca na pele e as mãos contaminadas levam bactérias para a pele - depois de limpar a pele com uma loção adstringente pré depilatória o profissional pode iniciar o protocolo de depilação. Uma esfoliação pode ser feita dois dias antes da depilação para aqueles clientes que já tem um histórico de pelos encravados e foliculite.

O tratamento de pós depilação consiste em remover todos os resíduos de cera que tenha ficado com um óleo removedor e em seguida uma loção de pós depilação para suavizar, acalmar e dissipar a vermelhidão da pele. A irritação passaram em poucos minutos, e se persistir, é porque deve ter ocorrido reação alérgica: neste caso, aconselha-se procurar o profissional que fez o procedimento e um dermatologista.


Cuidados em casa

Depois de uma sessão de depilação deve-se evitar o uso de desodorantes, maquiagem, perfumes, produtos que contenham álcool por no mínimo 24h. A exposição solar deve ser evitada por pelo menos 48h e sempre usar filtro solar para evitar manchas, usar roupas leves, largas e confortáveis (de preferencia que seja de 100% algodão).

O ideal é fazer uma esfoliação na pele três dias depois da depilação, e depois 2 a 3 vezes por semana para evitar pelo encravado. Sempre manter a higiene para não haver episódios de foliculite. Hidratar a pele com géis, loções ou cremes que contenham ativos como vit E, camomila e lavanda.



Epilação

A epilação, diversas vezes confundida com a depilação, difere desta última pelo facto de ocorrer quando o pelo é extraído completamente (por inteiro), incluindo a parte que se encontra abaixo da superfície da pele, denominado folículo piloso.





¹Combinação do comprimento de onda com a duração do pulso luminoso emitido que proverá a energia necessária para lesar somente o tecido-alvo, com o mínimo de lesão das regiões adjacentes.


REFERENCIAS

Livro: Modalidades Terapêuticas nas Disfunções Estéticas

As artes foram editadas por mim, mas as imagens são meramente ilustrativas.


Comments


© 2020 por Estética&Cosmética com Mayara Honorato

bottom of page